domingo, 20 de novembro de 2011

União Europeia fecha acordo de austeridade no orçamento de 2012

SÃO PAULO - Os governos dos 27 países da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu fecharam um acordo neste sábado, em Bruxelas, para limitar o gasto do bloco econômico a 129 bilhões de euros em 2012, o que equivale a um aumento de apenas 2% em relação a 2011 e que coloca o orçamento comunitário em acordo com o rigor imposto pela crise financeira, informou Janusz Lewandowski, comissário para o Orçamento da UE.

Este limite foi imposto pelos governos europeus, obrigados a efetuar cortes em seus orçamentos nacionais e impor medidas de austeridade devido à crise da dívida.

"É um orçamento de austeridade", disse Lewandowski, que se mostrou preocupado com os "riscos de não poder pagar todas as contas".

Os líderes chegaram a um acordo durante a madrugada de sábado, após 16 horas de negociações complicadas.

"O conselho determinou um aumento de 2% dos gastos, assim como para a inflação (prevista para 2012). Em toda a Europa, os governos adotam medidas de austeridade e determinam cortes orçamentários. Seria um pouco estranho que o orçamento europeu aumentasse", declarou ministro holandês das Finanças, Kees de Jager, ao desembarcar em Bruxelas.

O orçamento da União Europeia é equivalente a menos de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) europeu.

http://www.valor.com.br/ 19/11/2011

(Viviane Maia | Valor, com agências internacionais)

As idéias de Keynes continuam sendo utilizadas nos dias de hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário