domingo, 28 de outubro de 2012

Relação Crítica de keynes com a Economia Clássica e Neoclássica


Relação Crítica de Keynes com a Economia Clássica e Neoclássica


John Maynard Keynes, nascido em Inglaterra em 1883, é considerado um dos mais importantes economistas de toda a história e é também considerado o pai da macroeconomia. As suas ideias revolucionárias levaram à adoção de políticas intervencionistas do Estado a fim de criar estímulos ao desenvolvimento económico.
A teoria Keynesiana é um conjunto de ideias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado. Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.
O contexto no qual surge a obra de John Maynard Keynes é o de uma economia em recessão onde o desemprego de mão-de-obra e de fatores produtivos é enorme, com grande queda da renda nacional. Ele será o primeiro autor de sucesso a apresentar uma versão teórica alternativa capaz de explicar o caos econômico entre 1920 e 1936. Essa situação marca a revolução na teoria econômica que abriu espaço para uma revolução política econômica (intervenção do Estado na Economia), frontalmente à linha clássica de pensamento, que tem como suposto a "lei de Say", segundo a qual o processo de produção capitalista é, também, um processo de geração de rendas ( lucro, salário, alugueres etc) e, por isso, a oferta cria sua própria demanda. Os clássicos apontavam como causa do desemprego a rigidez dos monopólios que impediam a flexibilidade dos salários, e o monopólio das empresas que impediam a concorrência perfeita. Os problemas eram atribuídos à imperfeição do mercado. Keynes afirmou uma teoria totalmente diversa. Para ele não se trata de voltar ao mundo ideal da concorrência perfeita, muito menos trata-se da rigidez ou imperfeição do mercado, tratando a economia como um todo. Além disso, apresentou dois defeitos do sistema capitalista os quais podem ser eliminados, o desemprego e a distribuição excessivamente desigual e arbitrária da renda e da riqueza. Ele mostra que o capitalismo funciona mal por deficiência de demanda e que esta deficiência é uma das características do sistema.
Enfim, o objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.


Equipe: Daniele Cunha, Elton Cunha, Laurine Pokrywiecki



Nenhum comentário:

Postar um comentário