terça-feira, 23 de outubro de 2012

Investimento e relação com consumo – Keynes II


      A relação consumo e investimento proposta por Keynes sugere uma análise das possibilidades existentes de acordo com a renda disponível para ser utilizada em cada finalidade do cenário econômico.
      Segundo ele a "evidente prova que o pleno emprego, ou mesmo o aproximadamente pleno, é uma situação tão rara quanto efêmera”. Mostra que dentre os problemas econômicos presentes neste panorama, o desemprego necessita de cautela, pois sem renda as pessoas não consomem o que gera diminuição da produção. Portanto, é preciso um governo que intervenha e estipule medidas de incentivo e de planejamento estrutural.
         Para Keynes a poupança é resultado do investimento.  Para desenvolver a economia precisa estimular a produção, isso através de investimento, seja por acréscimos da existência de bens produtivos ou mais equipamentos.
           Sendo assim, esta cadeia reflete no aumento de empregos, mais funcionários e, portanto um potencial consumidor e uma renda elevada. Portanto, o consumo irá aumentar a medida que o salário elevar, porém não de uma forma permanente crescente, as taxas passam a ser decrescente tende-se a criar poupança a partir deste momento.

"A longo prazo, estaremos todos mortos. Os economistas fixam para si próprios uma tarefa demasiado fácil e sobremaneira pouco útil se, nas estações de tempestade, só nos podem dizer que, quando a tempestade tiver passado, o oceano ficará novamente calmo". John Maynard Keynes

 Equipe: Alyn, Bruna e Jéssica Roberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário